Não há discussão possível para o facto de que os consumidores têm de ver várias vezes um anúncio antes de estarem confortáveis para tomar decisões de compra. Os empresários e comerciantes mais experientes sabem que é muito raro um visitante chegar pela primeira vez a uma loja e efetuar logo uma compra.
Contudo, a pergunta principal é: como fazemos para conseguir que os consumidores vejam várias vezes os nossos anúncios?! Se não é certo que os visitantes do nosso website voltem a entrar, o que podemos fazer para assegurar que voltem?
Uma solução para estes problemas pode ser o remarketing.
O que é o remarketing?
O remarketing nada mais é que uma funcionalidade da publicidade baseada em interesses. O remarketing permite-lhe alcançar os utilizadores do seu site e corresponder às pessoas certas as mensagens adequadas. Ao entrarem no seu site os utilizadores são identificados. E, a partir daí, passam a ser-lhes exibidos os anúncios com mais frequência, sempre que eles visitem sites que aceitem anúncios do Google.
O remarketing é uma função criada pela Google Adwords que permite “marcar” um utilizador quando este entra no seu site. Esta marcação é feita através de uma cookie que fica guardada no computador desse utilizador. A função da cookie é intensificar a exibição dos anúncios do seu site sempre que o utilizador visita outros sites que exibem anúncios do Google.
Como utilizo o Remarketing?
Quando anunciamos no Google Adwords temos a possibilidade de exibir os anúncios em duas redes distintas, a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. A Rede de Pesquisa são as páginas de respostas para as pesquisas feitas no Google. A Rede de Display é composta por uma enorme quantidade de sites, blogs e redes sociais que disponibilizam espaços para a exibição de anúncios do Adwords.
Para poder utilizar o remarketing terá de instalar uma tag de remarketing no seu site. Para o caso do Adwords, pode aprender como fazê-lo aqui.
Depois de ter a tag instalada no seu site é hora de pensar em estratégias.
5 Dicas para campanhas de remarketing
- Defina um público-alvo – Para que as campanhas de remarketing tenham uma maior eficiência, deve começar por definir um público.
- Comece por utilizar todos os formatos e tamanhos de anúncios – Ao iniciar a campanha deve disponibilizar anúncios em todos os formatos e tamanhos para que consiga ir percebendo quais os que melhor funcionam.
- Mais impressões, melhor taxa de conversão – Não se deve limitar a frequência e a duração das listas. Quantas mais vezes um utilizador vir os seus anúncios de remarketing, maior é a probabilidade de esse utilizador converter.
- Landing Pages de qualidade – Não lhe adianta ter um anúncio atrativo que consiga trazer os utilizadores para o seu site se depois não os consegue segurar. Crie Landing Pages de qualidade que tornem fácil para o utilizador encontrar o produto, tornando assim, mais fácil a conversão.
- Remarketing na Rede de Pesquisas – Muita gente pensa que o remarketing apenas pode ser utilizado na Rede de Display. Mas, ela pode também ser usada na Rede de Pesquisas e aumentar muito o desempenho. Para isso, basta adicionar uma lista já criada no Adwords.
Se estiver interessado nos nossos serviços e/ou tenha alguma questão que gostaria de ver esclarecida aproveite para falar connosco no via chat ou abrir um ticket.