Uma nova versão do PHP: PHP 7.4!

A nova versão da linguagem de programação PHP, a versão 7.4, foi oficialmente lançada no dia 28 de novembro de 2019.

Mas afinal o que mudou? De que serve esta nova versão? Vale a pena fazer a atualização do php 7.3 para o 7.4? Vamos analisar cada um destes tópicos:

O que faz o PHP 7.4 diferente das outras versões?

Os responsáveis pelo PHP garantem que esta versão terá suporte até 28 de novembro de 2021, e suporte de segurança até 2022.

Estas informações podem ser consultadas no site oficial do php, clicando aqui.

Tal como as outras versões desde o PHP 7, um dos maiores focos desta atualização é atingir uma melhoria de desempenho.

E foi mesmo no quesito desempenho que a nova versão mostrou resultados, superando a sua antecessora a versão 7.3, mostrando um desempenho melhor, e um uso de recursos menor.

Mas não só o desempenho mudou, a nova versão disponibiliza algumas pequenas mudanças na sintaxe do seu código, sendo que pode consultar estas pequenas diferenças clicando aqui.

Como mudo a versão do meu PHP?

Para quem é cliente da LusoAloja, a mudança para a versão mais atual do PHP será deveras simples.

Em primeiro lugar, deverá entrar no painel de administração do seu alojamento (cPanel ).

Para aceder ao cPanel, deverá procurar na barra de enderços do seu browser o seguinte:

htts://www.oseudominioaqui.pt/cpanel

Insira corretamente as suas credenciais, e clique em ENTRAR.

nova versão php 7.4

Já dentro do cPanel, terá inumeras opções de menus e ações que pode realizar.

Se quiser conhecer melhor o cPanel, a LusoAloja já disponibilizou diversos artigos sobre o mesmo, sendo que pode ver estes artigos, clicando aqui.

Deverá então, procurar pela aba chamada de SOFTWARE, e clicar em MULTIPHP MANAGER.

Clicando em MULTIPHP MANAGER, deverá entrar numa página semelhante à da imagem abaixo.

Note que aqui, poderá ver todos os domínios associados ao seu alojamento, e fazer o controlo das versões do PHP do mesmo.

Para atualizar a versão, deverá selecionar o domínio, e depois mais à direita, onde pode ler PHP VERSION, selecione a versão do PHP que deseja.

Por fim, basta clicar em aplicar.

nova versão php 7.4

Se todos os passos forem bem sucedidos, no canto superior direito deverá surgir uma notificação na cor verde, a indicar que de facto a atualização ocorreu sem problemas.

NOTA: É recomendado que antes de efetuar qualquer atualização às versões do seu PHP, faça primeiro um backup de todos os ficheiros e bases de dados do seu alojamento.

Empresas como a LusoAloja que fazem backups diários e automáticos para todos os clientes, são bastante mais confiáveis, mas de qualquer forma, para salvaguardar que não perde nenhuma mudança/email entre a hora do nosso último backup e esta mudança, faça um backup de segurança primeiro.

CMS, Temas, Plugins e Widgets

Será que para quem usa CMS como o WordPress, esta atualização faz sentido?

A resposta é sim, por vários motivos:

  • Desempenho: Tal como já discutimos em cima, o desempenho do PHP 7.4 é melhor que o dos seus antecessores, por isso, CMS’s que usem esta nova versão, serão consequentemente mais otimizados;
  • Segurança: Outro tópico importante é segurança, e em vários aspetos: versões mais antigas, abaixo de php 7.2, não têm nenhum suporte de segurança, ou seja, é bastante perigoso usar versões ultrapassadas do PHP.
  • Atualização: Como já mostramos, a atualização é bastante simples de ser feita, sendo que não é preciso nenhum conhecimento técnico para a realizar.
Lembre-se sempre de atualizar, para além do PHP, todos os CMS, temas, plugins ou widgets que usa, pois poderá estar a comprometer a segurança do seu website!

Qualquer cliente da LusoAloja poderá, e deverá fazer a atualização do PHP, e caso necessite de ajuda, não hesite em contactar-nos!

Gostou deste artigo? Para mais artigos como este, clique aqui 🙂