O mundo é um local dinâmico onde todos os dias são descobertas novas coisas. No que toca à internet, as pessoas estão cada vez mais a usar os telemóveis para procurarem por informação e comunicação. Em alguns países, as horas gastas nos smartphones já ultrapassaram a dos computadores. Um site otimizado para dispositivos móveis é um site que tem a melhor performance para utilizadores que o visitam através de telemóveis e tablets.
Com o constante crescimento do número de utilizadores que acedem à internet através de dispositivos móveis, é cada vez mais importante que os sites estejam desenvolvidos de forma a que todas as pessoas os possam navegar. O que antes era uma tendência, hoje é uma realidade que os criadores têm de tomar em atenção.
Existem três coisas que deve ter em atenção quando quer criar um site otimizado para dispositivos móveis. São elas:
- Torná-lo mais fácil para os seus visitantes/clientes. As pessoas quando visitam um site é porque procuram informação ou algum produto. Ao fazer um site otimizado para dispositivos móveis vai fazer com que as pessoas encontrem mais rapidamente o que procuravam, acabando por abandonarem o site mais contentes e satisfeitas com o serviço. Com um site mal otimizado vai fazer com que as pessoas abandonem o seu site sem encontrarem o que procuravam, perdendo assim tráfego;
- Torná-lo eficiente para o que o visitante procura. O site precisa de estar otimizado para responder de forma rápida e eficaz às tarefas importantes e comuns dos seus visitantes. Um site que esteja preparado para responder a estas tarefas é um site que ajudará os seus visitantes a encontrar rapidamente o que precisavam e procuravam;
- Selecionar um tema que seja consistente e otimizado em todos os dispositivos quer sejam eles móveis ou não. Ou seja, escolher um tema que seja Web Design responsivo (RWD) onde a página use o mesmo código e URL quer para dispositivos móveis ou não. A única coisa que deve ser alterada é a exibição do site que deve estar ajustada ao tamanho da tela.
Um site otimizado para dispositivos móveis deve respeitar estas caraterísticas:
- Ter em atenção o tamanho da tela para não obrigar o visitante/cliente a ter de deslizar para o lado para ver toda a informação;
- Ter em atenção a não utilização de softwares que não estão disponíveis na maior parte dos telemóveis. Exemplo desses softwares é o flash;
- Ter em atenção a utilização de texto em que não seja necessário ter de fazer zoom para se conseguir ler.
Há três maneiras de otimizar o seu site para todos os dispositivos. Elas são: Web Design responsivo, URL separado e exibição dinâmica. Como explicado anteriormente, o web design responsivo usa o mesmo URL e o mesmo HTML em todos os dispositivos, mas o conteúdo é exibido de forma diferente em cada um dos dispositivos. O URL separado usa URLs diferentes em diferentes dispositivos conforme o tamanho da tela. Ao detetar o dispositivo que está a ser utilizado o site redirecciona para a página mais indicada. A exibição dinâmica utiliza o mesmo URL em todos os dispositivos, mas códigos HTML diferentes baseados no conhecimento do servidor sobre o navegador do utilizador.
Se já aplicou todas estas dicas então está na hora de ficar a saber se o seu site está realmente otimizado para dispositivos móveis. O google disponibiliza uma ferramenta online gratuita que permite-lhe saber se o seu site está otimizado para dispositivos móveis.
Se estiver interessado nos nossos serviços e/ou tenha alguma questão que gostaria de ver esclarecida aproveite para falar connosco no via chat ou abrir um ticket.