Configurar conta de email no iPhone / iPad / iMac [APPLE]

Uma vez que temos vindo a receber vários pedidos de ajuda para este assunto de configurar emails nos dispositivos Apple, iremos explicar de forma sucinta neste artigo.

Relativamente à questão da diferença entre protocolos (IMAP ou POP3), iremos explicar as diferenças e as vantagens de cada um deles. Cada um pode usar o protocolo que quiser.

IMAP e POP3 são os dois protocolos de recepção de correio electrónico mais utilizados. O protocolo POP3 puxa os emails para o dispositivo e ao ler os emails, estes são eliminados do servidor ficando no dispositivo, ou seja, você pode descarregar os emails para o dispositivo e vê-los a qualquer momento sem que tenha ligação à internet, enquanto que o protocolo IMAP lê os emails mas mantém-nos no servidor, ou seja, ao visualizar os emails estes não se apagam do servidor, a não ser que os elimine, e para visualizar os emails tem que estar sempre conectado à internet porque estão armazenados no servidor e não no seu dispositivo.

Ainda assim, por IMAP, se mudar de dispositivo poderá aceder às suas mensagens igualmente, porque todos os emails estão disponíveis desde qualquer dispositivo conectado à internet. Por POP3, como os emails são puxados do servidor para o dispositivo, terão que ser visualizados sempre no mesmo dispositivo.

Hoje em dia quase toda a gente vê o email em vários dispositivos (computador, tablet, telemóvel, etc.), por isso a LusoAloja aconselha os seus clientes a configurar no computador com a opção POP3 e nas configurações avançadas clicar em “Manter o email por X dias no servidor” e nos dispositivos móveis configurar com a opção IMAP, pois assim pode sempre verificar os últimos X dias de email no telemóvel/tablet ou mesmo no webmail e ter todo histórico no computador.

Agora que já estão explicadas algumas diferenças entre os dois protocolos, explicaremos como poderá configurar o seu email num dispositivo Apple (são basicamente os mesmos passos em cada dispositivo):

  1. Antes de mais, é necessário ir ao seu Cpanel
  2. Clicar em Contas de email
  3. Clicar em more do lado direito de qualquer conta
  4. Clicar em Configure Mail Client e aparecerão os dados para configurar tal como o servidor de recepção e envio de emails (host). Deve escolher a definição com SSL.
  5. No seu dispositivo clique em Definições > Mail, Contactos, Calendários
  6. Clique em Adicionar Conta tal como ilustrado na imagem
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  7. Seleccione o seu provedor de email (se o seu email for do nosso servidor, terá que clicar em “Outras“)image5
  8. Clique em Adicionar conta de e-mail
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  9. Insira todos os dados da conta (a descrição é o nome que verá quando aceder à conta)image3
  10. Escolha se prefere configurar em IMAP ou POP3 (IMAP lê os emails mas mantém-nos no servidor, POP puxa os emails para o dispositivo) e preencha todos os campos
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  11. Após clicar em Seguinte, caso apareça a mensagem “A Identidade do Servidor Não Pode Ser Verificada” clique no botão “Continuar“. E assim a conta de email já está configurada.

Se mesmo assim tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a nossa equipa de suporte que está sempre disponível para o atender e o ajudar em qualquer situação.