Diferenças entre alojamento web e domínios

As diferenças entre  um Alojamento e domínio

Devido ao elevado número de dúvidas acerca de alojamento e domínio decidimos que seria benéfico dar uma explicação simples com uma comparação para que todos possam entender as diferenças entre alojamentos e domínios, e quais as suas necessidades.

Neste caso vamos  explicar alguns conceitos duma forma simples com uma comparação entre alojamento e domínio que costumamos dar a quem nos faz esta pergunta.


Vejamos o seguinte cenário:

O planeta terra é composto por países ligados por ligações aéreas marítimas e terrestres, assim como a Internet e composta por vários Datacenters que estão ligados por vários tipos de ligação. Dentro de cada pais existem varias cidades, que estão ligadas por estradas/autoestradas. Nos Datacenters existem vários servidores que estão conectados por uma ou várias redes independentes (upstream).

Uma cidade, antes de tudo é uma vasta área de terreno que é dividida  em lotes de terreno ( de variadíssimas proporções ) Neste caso os servidores de internet são um grande espaço onde se pode ter lotes de espaço ( Alojamento ). Ora, como numa cidade  existem nomes de ruas que permitem identificar cada uma das ruas da mesma cidade, numa analogia semelhante os domínios permite identificar os lotes (alojamentos) duma forma  inequívoca.

Imaginemos uma vez mais o cenário em que na cidade da Guarda contemos um lote lá ABZ76263. Ninguém ou muito poucos saberiam onde fica exactamente, mas se indicarmos Rua António Sérgio nº XX todos saberão onde é (Pelo menos tem uma ideia donde é após consulta dum mapa/gps)

Na Internet  este conceito é quase em tudo igual.
Um servidor tem um nome, (IP)  o que seria muito difícil decorar as coisas assim.
Por exemplo a Lusoaloja.pt seria  184.171.248.198 , enquanto outros poderiam ser 8.12.25.265/lote o que é ainda pior.

Por isso  foi criado o conceito domínio para facilitar a memorização da localização de cada  Alojamento (lote).

Como numa cidade existem vários tipo de edifícios, isto é, existem moradias, casas, apartamentos, prédios, fábricas, vários tipos de lojas entre outros casos, e cada um dos edifícios é construído com diferentes materiais.  Alguns são construídos de raiz, outros são usados pré-fabricados, ora no caso de usar um alojamento é exactamente a mesma situação. Um “site” pode ser construído de raiz, ou pode ser usada uma solução já pré feita (CMS) [pre-feito]. Um mesmo CMS pode ter varias formas, feitios ou aspectos, já que poderão ser usados templates, para dar uma personalização ao CMS.

Resumindo:

Para poder ter um conteúdo na Internet, é necessário ter um espaço num servidor [Alojamento]. Embora não seja 100% obrigatório ter um domínio associado ao Alojamento, este  torna a identificação do seu conteúdo e a visualização por parte das suas visitas muito mais simples.
Uma analogia que está na moda, é verificar que é mais simples decorar o domínio Facebook.com do que 173.252.110.27 ou o domínio google.pt do que  173.194.34.151.

Gostaríamos  de deixar algumas  notas:

Não é obrigatório comprar alojamento e domínio no mesmo local, é perfeitamente possível  comprar o seu alojamento e domínio em empresas diferentes.

Ao contrario do nome das ruas nas cidades, cada domínio é único não podendo haver domínios com nomes iguais independentemente do servidor em que estiver..